Memorial Augusto Guimarães 2012

Realizou-se no passado fim-de-semana o Memorial Augusto Guimarães – Open Master de Snipe que foi um sucesso resultando numa merecida homenagem do Clube e dos Snipistas a este homem a quem a Vela e o CVA tanto devem, o Guto Guimarães.

Com uma frota de 21 Snipes, o que é de salientar, com os timoneiros com pelo menos 45 anos e a idade da tripulação a somar 80 ou mais anos, fez regressar a uma linha de largada grandes nomes da Classe Snipe e da Vela.

As condições meteorológicas não foram as melhores o que condicionou o desenrolar das regatas. No primeiro dia a ondulação, após a passagem de um temporal, não permitiu a saída para o mar mas uma autorização especial do Porto de Leixões permitiu a realização de divertidas e emocionantes regatas dentro da bacia. No segundo dia o vento fraco apenas permitiu a realização de uma regata.

Com os cinco primeiros apenas com dois pontos de diferença na classificação final e com cinco potenciais vencedores à entrada para a última regata manteve a emoção até o final. A dupla da casa Tonas Pires de Lima & Joaquim Moreira venceu a geral com Tiago Roquette e Rui Castilho em segundo lugar e Gonçalo e Tiago Guerra no último lugar do pódio reeditando grandes disputas desta geração de grandes velejadores. Miguel Pessanha & Tiago Talone e Pedro Pires de Lima e Luís Maia foram os pretendentes que discutiram os lugares do pódio até ao final ficaram em quarto e quinto lugar respectivamente.

A componente social esteve também presente e o ambiente no Clube foi sempre espectacular e nada melhor para terminar o evento com um almoço que juntou no salão do Clube os velejadores e muitos amigos do Guto Guimarães. Um agradecimento especial à família do Guto Guimarães que proporcionou ao Clube e aos Snipes este importante acontecimento.

Quadro de Honra – Memorial Augusto Guimarães 2012

1º Tonas Pires de Lima & Joaquim Moreira – Clube de Vela Atlântico 7 pontos