Regulamento

1- CONSTITUIÇÃO: 
A Escola de Vela é constituída pelos meios humanos e materiais que o Clube de Vela Atlântico
(Clube) disponibiliza para incentivar e apoiar a aprendizagem da prática da vela.

2- OBJECTIVOS: 
2.1- A formação humana de jovens, futuros homens e mulheres, num espírito de honestidade, integridade moral, sã camaradagem e espírito desportivo.
2.2- Incentivar e apoiar a aprendizagem da prática da vela.
2.3- A formação técnica na modalidade de modo a conseguir bons resultados desportivos e assegurar a continuidade no Clube através da prática da vela.

3- CALENDÁRIO: 
3.1- Início – Setembro;
Fim – último fim-de-semana de Junho;
Interrupções – Natal, Passagem de Ano, Carnaval e Páscoa.
3.2- Sempre que possível e justificável o Clube organizará actividades extraordinárias.

4- CONDIÇÕES DE ADMISSÃO: 
4.l- A Escola de Vela poderá ser frequentada pelos sócios ou os seus filhos, e ainda por não sócios por um período experimental, nunca superior à duração do Curso de Iniciação e de Aperfeiçoamento na Classe Optimist ou nos Cruzeiros.
4.2- Os candidatos à Escola de Vela deverão obrigatoriamente saber nadar.
4.3- Curso de Iniciação:
4.3.1- Os candidatos deverão ter mais de 7 anos.
4.3.2- O número de inscrições será limitado e será dada preferência, pela ordem indicada; sócios filhos de sócios, filhos de sócios, filhos de candidatos a sócios e ainda será dada preferência aos mais novos.
4.4- Restantes Cursos:
4.4.1- Salvo decisão expressa da Direcção não serão aceites inscrições de alunos vindos de Escolas de Vela de outros Clubes.

5- INSCRIÇÕES: 
5.1- Cada candidato à Escola de Vela deverá preencher completamente o Boletim de Candidatura que deverá ser entregue na Secretaria até à data estipulada para cada curso.
5.2- A Direcção decidirá e informará quais os alunos aceites.
5.3- Os valores recebidos referentes a inscritos em turmas que não se realizem por motivos de insuficiência de inscritos ou inscrições não aceites por sobrelotação ou qualquer outro motivo serão integralmente devolvidos.
5.4- Os valores recebidos não serão devolvidos em caso de desistências, salvo se o motivo for de força maior comprovado.

6- TAXAS: 
6.1- Os valores da tabela de preços a vigorarem serão afixados até ao final de Julho e poderão ser alterados no decorrer do ano.
6.2- O plano de pagamento será estipulado pela Direcção.
6.3- A Direcção poderá fixar uma taxa de inscrição.
6.4- O Clube reserva-se o direito de impedir a participação nas actividades da Escola de Vela aos alunos que não tenham os pagamentos das taxas em dia.
6.5- O Clube poderá cancelar a inscrição de alunos com atrasos significativos ao pagamento das taxas.

7- INFORMAÇÕES: 
Todas as informações respeitantes à Escola de Vela serão afixadas no quadro de avisos da Escola de Vela no Armazém, pelo que é obrigação dos alunos e pais consultá-lo com frequência.

8- HORÁRIOS: 
8.1- 0 Horário geral da Escola de Vela será o seguinte:
Sábado – 10:00 horas às 19.00 horas
Domingos – 10.00 horas às 19.00 horas
8.2- Cada Classe ou Nível terá um horário específico que será afixado no quadro de avisos da Escola de Vela.

9- ASSIDUIDADE: 
9.1 – Todos os dias de aula, o treinador preencherá uma folha de presenças.
9.2- Se por motivo injustificado o aluno faltar a cinco aulas seguidas ou oito intercaladas, sem justificação, poderá perder a inscrição. Em qualquer dos casos poderá ter de repetir o curso ou nível que frequenta.
9.3 – As aulas práticas não realizadas por questões climatéricas não serão repetidas.

10- CONDUTA: 
10.1- Todos os alunos da Escola de Vela devem:
10.1.1- Usar sempre o colete de salvação enquanto estão no mar ou em todas as zonas de acesso à água.
10.1.2- Respeitar as orientações do seu treinador em especial as referentes às questões de segurança.
10.1.3- Entre ajudar-se no transporte e na subida e descida dos barcos de e para a água com a orientação dos treinadores.
10.1.4- Não podem sair para o mar sem autorização do seu treinador e devem respeitar os horários definidos.
10.1.5- Os alunos menores só podem ir para a água sem enquadramento de um treinador, ainda que fora do seu horário, se for entregue na Secretaria do Clube um termo de responsabilidade assinado por um dos pais.
10.1.6- No regresso da água, os alunos são obrigados a lavar e arrumar os seus barcos e equipamentos quer sejam próprios quer sejam cedidos pelo Clube.
10.1.7- Levar para o mar o equipamento adequado às condições climatéricas, bem como o de segurança.
10.2- É uma violação grave a este regulamento o desleixo ou maus tratos ao equipamento quer seja próprio quer cedido pelo Clube.
10.3- Os alunos da Escola de Vela obrigam-se a participar em regatas sempre que convocados pela Direcção. Na eventualidade do CVA não participar em determinada regata a Direcção do CVA poderá autorizar que um aluno se desloque particularmente se solicitado por escrito.
10.4- Todos os alunos estão sujeitos ao presente regulamento e a todos os regulamentos e Estatutos do Clube.
10.5- A Direcção poderá suspender ou expulsar um aluno da Escola de Vela que viole gravemente os regulamentos do Clube ou as regras da boa educação.
10.6 – Os pais, familiares ou amigos dos alunos não estão autorizados a interferir com o desenrolar das aulas, montagem e afinação dos barcos ou de qualquer outra forma, durante as actividades da Escola de Vela nomeadamente nas deslocações ou participação em Regatas.
10.7 – Os pais, familiares ou amigos dos alunos não estão autorizados a assistir às aulas ou regatas nos barcos dos treinadores.
10.8- Em caso algum os alunos estão autorizados a ir para o mar ou regressar a terra, fora do horário da turma, sem conhecimento e autorização do treinador que avaliará se há condições de segurança e se tem condições de supervisão, para que isso possa acontecer.

11- CLASSES E NÍVEIS 
11.1- A Escola de Vela do Clube funciona com os seguintes níveis:
– Iniciação
– Aperfeiçoamento
– Pré Competição
– Competição
11.2- A Escola de Vela do Clube funciona nas seguintes Classes:
– Raquero
– Optimist
– Laser
– 420
– Cruzeiros
11.3- A decisão de passagem dos alunos do nível iniciação até à competição caberá à Direcção sob proposta do Corpo Técnico. Podem haver regulamentos externos, nomeadamente das Classes ou Federativos que condicionem a passagem de níveis.


12- AVALIAÇÃO: 

12.1- Todos os alunos serão avaliados pelos treinadores segundo os seguintes critérios:
– Assiduidade;
– Desempenho técnico e táctico;
– Espírito de equipa, respeito pelas regras e conduta desportiva.
– Conhecimentos teóricos.
12.2- Cada treinador avaliará periodicamente os seus alunos, estando à disposição dos pais para informações sobre a mesma.
12.3- Os diferentes níveis poderão ter componentes de avaliação específicos de acordo com critério do Corpo Técnico.

13- EQUIPAMENTO: 
13.1- Os alunos deverão possuir como equipamento individual vestuário adequado às condições climatéricas que o nível que frequenta e o tipo de barco em que navega exige. Em caso de dúvida na aquisição deste equipamento devem consultar o treinador. Nos níveis de Iniciação e Aperfeiçoamento infantis o uso do colete de flutuação da Escola de Vela é obrigatório. Nos restantes níveis os alunos devem possuir um colete de flutuação adequado ao seu peso e tamanho sem o qual não poderão ir para a água.
13.2- O Clube fornece barcos exclusivamente aos alunos dos níveis de iniciação e aperfeiçoamento infantil. Todos os alunos devem aconselhar-se junto do seu treinador sobre a aquisição de qualquer material.

14- DESLOCAÇÕES: 
14.1- As deslocações a efectuar serão decididas pela Direcção e Corpo Técnico no início da época após conhecimento do calendário da Federação e das Associações Regionais.
14.2- Com uma antecedência adequada será publicada uma convocatória da Deslocação que incluirá os velejadores seleccionados, organização e eventual critério de selecção se for o caso, e demais obrigações.
14.3- Não é da responsabilidade do Clube o transporte de barcos ou pessoas.
14.4- O apoio do Clube, nomeadamente com os meios possíveis que tenha à disposição, é mera liberalidade deste, não podendo ser entendido como sua obrigação. Ao conceder apoio a deslocações o Clube não se responsabiliza por eventuais danos ou perdas resultantes do transporte dos barcos e pessoas que possa estar a efectuar. É aconselhável que o seguro dos barcos inclua danos próprios em transporte terrestre.
14.5- Outras deslocações não previstas poderão ser decididas pela Direcção após a recepção do respectivo Anúncio de Regata.
14.6- Cabe à Direcção e Corpo Técnico decidir quais os alunos seleccionados, ou os critérios de selecção a aplicar, para a deslocação a uma determinada regata. Esta informação estará na convocatória da deslocação.
14.7- É da inteira responsabilidade dos alunos a colocação dos barcos e demais material nos atrelados, sejam próprios ou cedidos pelo Clube, devendo, no entanto, respeitar as orientações do responsável do Clube que se encontre presente.
14.8- A colocação dos barcos nos atrelados deve fazer-se com uma antecedência mínima de 24 horas em relação à hora da partida do atrelado previamente estabelecida, e indicada na convocatória.
14.9- A participação em determinadas regatas poderá obrigar à apresentação de seguros específicos que deverão ser apresentados com a devida antecedência

15- PUBLICIDADE 
15.1- Se o Clube tiver celebrado um contrato de publicidade que patrocine a prática da Vela no Clube todos os velejadores que utilizem embarcações do Clube têm de respeita-lo. Todos os encargos inerentes ao uso dessa publicidade serão da responsabilidade do Clube.
15.2- Os velejadores que possuem barco próprio deverão utilizar a publicidade como os demais, mas não serão obrigados a exclusividade nem a afixar publicidade nas velas se estas forem suas.

16- LICENÇA DESPORTIVA 
Todos os alunos têm de ser possuidores de Licença Desportiva válida e é sua obrigação renová-la e mantê-la activa. Toda a responsabilidade do aluno estar a participar em qualquer actividade da Escola de Vela sem que a sua Licença Desportiva esteja válida, é dos alunos ou é dos pais dos alunos menores. O Clube prestará o apoio administrativo necessário à obtenção, renovação e activação das licenças desportivas.

17- SEGURO 
17.1- Para além do seguro de acidentes pessoais inerente à Licença Desportiva e um seguro de Responsabilidade civil da embarcação que são obrigatórios o Clube aconselha os demais velejadores a ter um seguro de danos próprios para as suas embarcações que incluam participação em regatas e transporte terrestre em atrelado. Todos os eventuais danos não cobertos por esses seguros são da responsabilidade dos pais dos alunos.

17- DIREITOS DE IMAGEM 
Ao participar nas actividades da Escola de Vela os alunos cedem perpetuamente ao Clube de Vela Atlântico e aos seus patrocinadores os direitos de publicar imagens captadas dos mesmos.

Aprovado pela Direcção Julho de 2010

.