Actividades

O Clube de Vela Atlântico tem como objecto fundamental o fomento da prática da vela junto dos seus Sócios e familiares. A organização de diversos eventos desportivos ou sociais  visam o desenvolvimento da prática desportiva e da integração social dos sócios do Clube.

O Clube de Vela Atlântico possui uma escola de vela cujo objectivo é formar velejadores com espírito de integridade moral e sã camaradagem. A escola de vela de iniciação destina-se fundamentalmente a jovens entre os 8 e os 12 anos de idade. A instrução realiza-se normalmente aos Sábados e Domingos, primeiro num barco escola – RAQUERO – em grupos de seis alunos, sob o comando de um instrutor, que ensinará os primeiros passos da arte de navegar à vela.

Após a primeira fase de Iniciação os alunos passam para barcos individuais da Classe Optimist sob a orientação exterior do seu Instrutor. Em função da sua adaptação e do seu aproveitamento, os alunos serão posteriormente enquadrados no escalão do aperfeiçoamento onde, acompanhados por um outro instrutor, darão os primeiros passos na área da Competição participando em regatas organizadas para o efeito em Leixões e em outros locais em Portugal e no estrangeiro. O CVA tem ainda a formação na área da Competição Juvenil. Esta formação é dada em duas classes, o Laser e o 420. As equipas do Clube têm ao longo dos últimos anos mostrado um enorme sucesso quer pelos excelentes resultados alcançados nas diversas Classes quer pelo óptimo ambiente social que se vive no Clube.

Para além da formação às crianças a Escola de Vela funciona também com adultos onde se dá a conhecer aos sócios e seus familiares e amigos os prazeres de navegar à vela.

Actualmente a Escola de Vela do Clube de Vela Atlântico conta com mais de 100 jovens alunos divididos pelos vários escalões e classes.

ORGANIZAÇÃO DE REGATAS

O Clube de Vela Atlântico é uma referência em Portugal no que respeita à organização de regatas pela excelência com que o faz nunca esquecendo a vertente social que deve estar sempre presente.

Para além dos vários Campeonatos Nacionais que a Federação Portuguesa de Vela vem confiando a organização nas várias classes, o Clube de Vela Atlântico organiza as regatas internacionais das Classe Cruzeiro e Vela Ligeira nomeadamente os Troféu Milaneza para os Cruzeiros e a Taça Auto Sueco para vela ligeira com participação de velejadores de todo o sul da Europa.

O Clube de Vela Atlântico conta, no seu currículo de organização de provas internacionais os Campeonatos da Europa das Classes Snipe e L’Equipe e mais recentemente, no ano de 2007, o Campeonato do Mundo da Classe Snipe, sempre organizados com reconhecida internacionalmente excelência e competência.

.