40º Torneio do Carnaval em Vilamoura

Realizou-se em Vilamoura a 40ª edição do Torneio do Carnaval em Vilamoura, que contou com velejadores de todo o país também alguns estrangeiros na Classe Optimist e 420.

 Esta edição foi caracterizada pelo vento que soprou por vezes forte no primeiro dia com 20 a 22 nós, médio, entre os 14 e os 18 nós no segundo dia e com rajadas bastante fortes, que atingiram a espaços os 30 nós no último dia de regatas, a juntar a este facto bastantes ondas curtas e cavadas, principalmente nos dois primeiros dias deixaram bastantes “mossas” em grande parte dos velejadores mais leves ou inexperientes.

 O CVA esteve presente em várias Classes. Optimist Infantis, com Francisco Vieira de Campos e Vasco Guimarães. Optimist Juvenis com Miguel Rothes, Manuel Pessanha, Afonso Albuquerque, Tomás Iken, Manuel Oliveira, Alexandre Cruz e João Leite Castro. Laser Radial com Maria Costa, Maria França, Pedro Cachim e Gustavo Cruz. Laser 4.7 com João Oliveira. Na Classe 420 com as Duplas Diogo Costa / Pedro Costa, Francisco Maia / Rui Oliveira e Tomás Leite Castro / Manuel Pimenta.

 Na Classe Optimist, onde estavam 110 barcos e quase todos os principais nomes da frota nacional o destaque vai para o bom 7º lugar de Miguel Rothes, mas ficamos com a sensação que tem condições para lutar por lugares mais à frente. Manel Pessanha em 36º, Afonso Albuquerque em 44º, Manuel Oliveira em 54º, Tomás Iken em 72º, Alexandre Cruz em 92º e João Leite Castro em 94º. Nos Infantis Franscisco Campos ficou em 16º lugar e Vasco Guimarães ficou na 17ª posição e ambos mostraram muita bravura no mar com as condições que estavam.equipa optimist

Nos 420 grande desempenho das nossas duas tripulações mais experientes com Diogo e Pedro Costa a ficarem em segundo lugar e Francisco Maia e Rui Oliveira em quarto e a intercalar as tripulações da equipa nacional Suíça que está há varias semanas a treinar no Algarve para o Mundial da Juventude. Tomás Leite Castro e Manuel Pimenta ficaram na 19ª posição e estão cada vez a navegar melhor e com vento mais forte.

pódio Costas

 Nos Laser 4.7 João Oliveira ficou na 25ª posição fruto de uma largada adiantada e da vela rasgada numa regata que liderava e por isso terminou qualquer regata nesse dia. Nos Radiais a intensidade do vento não permitiu aos nossos velejadores lutar por melhores posições com Pedro Cachim a ficar na 20ª posição, Maria Costa a ficar na 23ª posição e terceira feminina, Gustavo Cruz em 25º lugar e Maria França a terminar na 28ª posição e quarto lugar feminino.

Largada Laser

 Boas regatas, muito convívio e diversão, é sempre a marca que a família do CVA deixa ano após ano em Vilamoura. Um destaque também para a organização do CIMAV que está cada vez mais do agrado dos velejadores, como foi o caso do churrasco e festa que teve lugar no sábado no novo Lounge do Clube.

Fotos: Neuza Aires Pereira / LX sailing / CIMAV

Resultados:

Laser 4.7

Classe Laser 4,7

Laser Radial

Classe Laser Radial

Optimist Infantis

Classe Optimist Infantis

Optimist Juvenis

Classe Optimist Juvenis pag 1

Classe Optimist Juvenis pag 2Classe Optimist Juvenis pag 3

Classe 420

Classe 420